ID Magnificat

OS FUNDADORES



MARLENO SANTOS DE SOUZA 
Fundador e Moderador Geral da Magnificat - Missão Católica de Evangelização

Nasceu aos 05 de Abril (Dia de São Vicente Ferrer - Patrono dos Pregadores) de 1982 na cidade de Natal / RN. Filho de pais cristãos (José Edmilson de Souza e Carmozita Santos de Souza ) com religiosidade inerte , mas com profunda fé , ele sendo o rebento mais novo teve um olhar diferenciado , especialmente , por parte de suas mães : a Virgem Maria e sua mãe biológica, Carmozita , esta, empreendeu muitos cuidados com a frágil saúde do então menino , Àquela , não poupou situações em que promoveu verdadeiros chamados à santidade (muitos deles com uma sutileza impressionante, apenas com Seu doce olhar de Mãe).

Depois de uma infância marcada pelos constantes abalos em sua saúde física (vitimado por intensas e sucessivas crises de asma) , e uma adolescência bem vivida , começaremos a narrar a trajetória da juventude ,de forma breve ,de nosso fundador.

Próximo de concluir o Ensino Médio ele recebeu um convite por meio daquela que foi o seu "anjo" e, posteriormente , sua madrinha de Crisma, convite este que há tempos recusara : o de visitar um grupo de oração da Renovação Carismática Católica (Grupo Vida Nova - RCC - Parnamirim / RN) e quando isso ocorreu ele logo perguntou : "E então, no próximo sábado terá novamente ?."  A partir daí, ele não parou mais de buscar seguir aquela máxima de Santo Agostinho que diz : " Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti."

Assim , no ano de 2004 teve seu ingresso nos serviços à Deus por meio da Santa Mãe Igreja na paróquia Nossa Senhora de Fátima - Parnamirim / RN , onde teve suas primeiras experiências de piedade cristã,relações com o clero local e aquisição de maturidade humana , afetiva e espiritual. No ano seguinte conheceu e consagrou-se a Jesus por Maria Santíssima na Igreja de São Pedro pela Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus segundo o método monfortino e  ,na referida fraternidade foi membro atuando no ministério de pregação.


A esta altura já havia renunciado a muitas coisas para seguir a Jesus e a Virgem Maria incondicionalmente e, entre outras situações abdicou de dedicar-se à ascensão profissional na área contábil em detrimento do projeto que Deus o havia inspirado e que pôde ir sentindo paulatinamente. Desde a sua "primeira conversão" tudo aconteceu de forma inesperada e , aos 25 anos em plena eficácia de sua missão na fraternidade de que fez parte , Deus manifestou-se de forma mais clara por meio de seu assistente espiritual na época (Pe. José Valdo Feitosa Filho ,fsa - Superior Geral dos Filhos de Santana e nosso sempre e grande incentivador em todos os aspectos) que lhe revelara o chamado à fundação de uma nova família na (e para a) Igreja - a MAGNIFICAT - MISSÃO CATÓLICA DE EVANGELIZAÇÃO , discernida em 30/11/06 e fundada meses depois em 10/02/07.

MARLENO - MAGNIFICAT - Uma história que se entrelaça e, fazendo um paralelo entre estes nomes não podemos deixar de ressaltar que assim como com a Virgem Maria,com nosso fundador também,pode-se ,sem medo de errar, afirmar que o Poderoso fez por ele maravilhas...


Considerando-se privilegiado por Deus por receber tamanha graça (fundação) e ,simultaneamente , reconhecendo suas indignidades ,nosso fundador exclama como seu santo baluarte São Luís Maria Grignion de Montfort no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria (cap. 2 ,art. 3º , nº 79) : " A nossa única herança  é o orgulho e a cegueira do espírito , o endurecimento do coração , a fraqueza e a inconstância da alma , a concupiscência , a revolta das paixões e as doenças do corpo. Somos , naturalmente , mais orgulhosos que os pavões , mais apegados à terra que os sapos , piores que os bodes ,mais invejosos que as serpentes , mais gulosos que os porcos , mais coléricos que os tigres e mais preguiçosos que as tartarugas , mais fracos que os caniços e mais inconstantes que os cataventos. De nosso só temos o nada e o pecado , e só merecemos a ira de Deus e o inferno eterno."
Atualmente nosso fundador é acadêmico do curso de filosofia ,atua nos ministérios de formação e direção espiritual na comunidade e  , claro ,tem a Magnificat - Missão Católica de Evangelização como sua vida.


À Jesus por meio da Virgem Maria.



MARIA GERLANI DE SOUZA
Cofundadora da Magnificat –Missão Católica de Evangelização.

Teve sua chegada ao mundo na cidade de Serra Negra do Norte (Diocese de Caicó /RN) no dia 09 de Junho de 1962. Filha de Manoel Gervásio Alves e Idalina Batista de Araújo, seus pais eram de religião católica, embora não praticassem sua catolicidade. Sua avó paterna, Adrilina,foi sempre uma referência importante na religiosidade da pequena Gerlani,tendo feito sua primeira Eucaristia aos 15 anos e crismado-se aos 17.
Com uma infância vivida em meio a um cenário de dificuldades financeiras,porém com a alegria e a esperança de que dias melhores viriam,recebeu desde muito cedo a responsabilidade de exercer o cuidado materno para com seus 09 irmãos, o que certamente foi lhe amadurecendo aos poucos, para que hoje pudesse exercer seu carisma de acolhimento para com todos que a rodeiam.
Aos 16 anos toma a iniciativa de trabalhar para prover as necessidades de seus pais e aos 21 anos contraiu matrimônio, de efeito civil, com aquele que foi seu companheiro por 26 anos e, desta relação, gerou-se seus dois filhos biológicos (Hérika e Helânio), tendo ainda a graça de ser presença permanente como “tia-mãe” de sua sobrinha Raquel.
Movida por um desejo de seu filho que aspirava ser acólito, ela foi convivendo melhor com este ambiente cristão e “tomou gosto” pelas realidades espirituais e, em dada ocasião foi apresentada por seu filho a um grande amigo (José Moreno) que também foi o seu “anjo”, aquele que primeiro falou de Deus com entusiasmo. A partir de então participou de uma vigília eucarística na capela Santo Antonio (Parnamirim /RN) conduzida pelo querido Pe. Ednaldo Virgílio, onde ocorreu seu primeiro grande chamado,ali ela experimentou o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo presente na Hóstia Consagrada de uma forma inexplicável.
O referido “anjo”, já citado anteriormente, era membro da Comunidade Católica Shalom, tal comunidade foi instrumento importante para sua formação, apesar de não chegar a fazer parte do corpo de membros da comunidade.
Sua relação com a Santíssima Virgem Maria iniciou-se com o encargo de propagar a devoção a Chama do Amor do Imaculado Coração quando exerceu a função de “zeladora” do movimento por aproximadamente 03 anos.
Em 2005 conheceu a consagração a Jesus por meio de Maria Santíssima segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort apresentada  por aquele que no ano seguinte viria a ser o seu companheiro de missão e pai-fundador, Marleno Santos de Souza, que juntos fundaram a Magnificat – Missão Católica de Evangelização em 10/02/07.
Atualmente Maria Gerlani exerce o ministério de pregação na Magnificat –Missão Católica de Evangelização e coordena a secretaria eclesiástica (responsável pela relação com a Igreja e seus diversos organismos).

“Eu não sou sempre fiel, mas não desanimo nunca, abandono-me nos braços de Jesus. A “gotinha de orvalho” abisma-se cada vez mais no cálice da Flor dos campos e ali encontra tudo o que perdeu e muito mais ainda.”
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.







 CARISMA E ESPIRITUALIDADE


Nosso carisma: Anunciar Vivendo e testemunhando o amor de Deus pelas mãos da Santíssima Virgem na busca da perfeita imitação de Cristo com a doação da própria vida a exemplo dos Protomártires do Brasil.
Nossa Vocação e missão específica: servir e consumir-nos por Cristo na pessoa do irmão nas mais diversas formas de apostolado,especialmente na via formativa, propagando a devoção àqueles que deram o supremo testemunho da fé cristã no início da evangelização em solo brasileiro - os Protomártires do Brasil,assim,exercemos nosso apostolado com a pregação,animação missionária e formações nos diversos lugares e organismos da Igreja fazendo com que se cumpra a profecia para o nosso carisma (Is. 61 - A Boa Nova) - “O Espírito do Senhor repousa sobre mim,porque o Senhor consagrou-me pela unção;enviou-me a levar a Boa Nova aos humildes,curar os corações doloridos,anunciar aos cativos a redenção,aos prisioneiros a liberdade...”,levando-nos a experimentar e vivenciar as dimensões carismática,pastoral,missionária e eucarístico-mariana.
A missão é expressão do carisma,já que viver o carisma (graça particular) é realizar a missão a qual Deus nos chamou!


Nossa Espiritualidade;
Cada espiritualidade baseia-se em práticas espirituais
que se alicerçam no reflexo daqueles que são tidos
por baluartes e intercessores e claro,por uma força
motriz que é o que impulsiona as atividades cotidianas
oracionais da obra,em nossa comunidade,nós por Graça
de Deus, sentimos o chamado a uma vivência alicerçada em quatro pontos que norteiam a concretização dessa mesma espiritualidade,a saber: o serviço,a cruz,o martírio e a imitação de Cristo. Entendemos com a ajuda de nossos baluartes a relação de cada um deles e o nosso carisma;percebemos que todos eles (São Pio,Santa Teresinha e São Luís Maria Grignion de Montfort) vivenciaram intensamente essas vias e é a isso que somos chamados a viver e testemunhar no seio da Igreja.
Nossa Missão e Apostolado;
A Evangelização nas Novas Comunidades assume a identidade missionária da Igreja,que constitui um mandato para todos. É no contexto do tecido eclesial local e universal que as Comunidades devem encontrar os novos métodos para transmitir o único e mesmo conteúdo: Jesus Cristo.
No documento Redemptoris Missio, o papa João Paulo II lançou um olhar profético sobre o terceiro milênio: “Ao aproximar-se o terceiro milênio da Redenção,Deus está a preparar uma grande primavera cristã,cuja aurora já se entrevê”. Na marcante vigília de Pentecostes,em 1998,ele afirmava que os Movimentos e Novas Comunidades são parte desta nova primavera da Igreja.
Se a Igreja ansiava por uma nova primavera, e se as Novas Comunidades são parte dela,então devemos sentir em nós a grande responsabilidade por este novo tempo da Igreja. Como resposta providencial do Espírito Santo,sentir o mandato da missão e assumir as linhas mestras da nova evangelização com a força própria de cada carisma .
Nossa identidade nasceu da nova evangelização e para a nova evangelização,assim,entendemos que devemos buscar este “novo entusiasmo,novos métodos e novas expressões” para cumprir a ordem de Jesus: “ Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura!”
Em obediência ao cumprimento da profecia para o Carisma Magnificat ofertamos ao Senhor nossa liberdade por completo para que a Boa Nova (passagem bíblica que nos confirmou como Dom de Deus-comunidade-Is.61)seja de fato anunciada,sendo assim,elaboramos um grande projeto missionário - “Construindo Santidade”- com uma grade de programação com foco nas dimensões carismática,pastoral,missionária e eucarístico-mariana para intensificarmos nosso apostolado com a animação,formação e pregação em retiros,encontros e dias de aprofundamento e espiritualidade,tudo isso para que o povo de Deus não se perca por falta de conhecimento(Os.4,6),além ,de propagarmos a devoção as Protomártires do Brasil.




HISTÓRIA
Histórico da Obra- Magnificat

Alguns sinais devem ser levados em consideração no processo de discernimento da Magnificat – Missão Católica de Evangelização,a saber:

O Tempo

É preciso que o chamado amadureça,para que venha o desabrochar no tempo certo.Não colher verde,nem deixar que o fruto caia de maduro,mas perceber o tempo certo-o tempo de Deus.
A trajetória da Magnificat começou em meados de 2004,quando um grupo de jovens amigos se reunia para rezar e se fortalecer na fé,apoiados uns nos outros.Neste tempo,durante nossa orações já podíamos experimentar um chamado de Deus,que naquela fase ainda não tínhamos discernido com exatidão,conseqüência da nossa imaturidade pessoal e espiritual;medos,dúvidas,incertezas, “loucura”;muita coisa passou por nossas cabeças,mas ainda não era tempo de colheita,algum tempo e dissabores depois,voltamos à cena,desta vez nos víamos às voltas com a preparação à Consagração a Jesus por Maria Santíssima e para um de nós (Marleno) veio um chamado mais forte a caminhar na comunidade que ministrou o referido curso de Consagração,com o tempo e a vivência do carisma da Comunidade vieram os chamados de Deus;em um encontro de Cura e Libertação ministrado pelo Pe. Jorge Hermes (30/07/05) aconteceu a efusão do Carisma:Protomártires do Brasil com uma forte ligação com Santuários Católicos.A partir daí nasce a ‘então’ Magnificat Viagens e Eventos (empresa que tinha como atividades principais promover eventos católicos e promover o encontro pessoal dos fiéis com Cristo nos principais Santuários Católicos,segundo palavras de um Sacerdote muito amigo, “o que aconteceu claramente foi uma enorme falta de coragem,isto para não dizer covardia abertamente”,mas eu, na minha ingenuidade achei que poderia dar uma humilde contribuição sem ter a necessidade da Fundação de uma Comunidade;quanto engano...

Os Sinais

É como a montagem de um quebra-cabeça.Não é apenas um sinal,mas vários sinais que a Providência Divina emite,é portanto,preciso estar muito atento a tudo, agindo com cautela e,principalmente,muito discernimento.

Na história da Magnificat não faltaram sinais emitidos pela Providência Divina,ei-los:

Após a Consagração,veio um convite para caminhar mais de perto na Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus no Ministério de Pregação (mais um sinal da preparação).Com o aumento dos compromissos na Fraternidade os Fundadores começam a cobrar mais de mim e questionam o que é de fato a Magnificat: “ Mas,o que é a Magnificat,uma empresa ou uma comunidade?...seja empresa ou comunidade você pode caminhar por aqui com seus ‘membros’ e amadurecer no carisma” e aos poucos estes questionamentos foram me inquietando e os sinais foram vindo,alguns foram pedidos,outros vieram sem pedir,mas que bom que eles vieram!
Em uma outra oportunidade,já bastante inquieto,fomos conversar com Mara (Fundadora da Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus) e ela assim nos falou: “Desde já estejam ligados à Igreja!” e de imediato procuramos alguém com responsabilidades eclesiais para nos ajudar,a pessoa mostrada foi um diácono da Arquidiocese de Natal,ele, prontamente disponibilizou seu nome e serviço em favor da Evangelização,porém,logo depois pediu afastamento.
Ao saber que a Magnificat tinha conseguido um Assistente Espiritual,o fundador da já citada fraternidade afirma em uma conversa: “Reconheço em você um homem de oração com um carisma fundante muito forte!”.
Com o decorrer do tempo e as várias missões acontecendo na referida Fraternidade,certo dia (07/10/06) fomos pregar na Paraíba,era dia de Nossa Senhora do Rosário e na ocasião estávamos no Santuário dos Sagrados Corações resolvi pedir com ousadia um sinal concreto a Deus,no Santuário tem uma Capela de Adoração Perpétua e fui até Jesus para termos uma conversa bastante direta e esclarecedora e assim o foi:pedi ao Senhor que a Liturgia da Missa do Sábado fizesse menção à Fundação ou à Magnificat e que no Domingo durante a distribuição das espécies eu pudesse sentir a força que o Cristo nos dá através do Corpo e Sangue (geralmente é ofertado só o Corpo de Cristo) e assim novamente aconteceu -  a Liturgia do Sábado foi:I Leitura-Atos 1,12-14 Os Discípulos no Cenáculo;
Salmo: Lucas 1,46-55-Magnificat;
Evangelho-Lucas 1,26-38 Anunciação do Nascimento de Jesus; e tratando da Santa Missa do Domingo (08/10/06) foi celebrada no Santuário uma Missa às 11:00h para aproximadamente 30 pessoas e na ocasião foi-nos ofertado o Corpo e o Sangue de Cristo!

Na história da Igreja vários personagens já tiveram sonhos que foram sinais da manifestação da vontade e da Glória de Deus e comigo aconteceu por algumas vezes que infelizmente pelo meu “medo” não consegui marcar o dia em  que se deu,um dos sonhos Nossa Senhora pedia para que eu tivesse um maior conhecimento sobre a vida do Profeta Elias e no outro dia eu encontrei com uma pessoa chamada Elias a qual eu não tenho a menor intimidade e/ou conhecimento sobre sua pessoa,então fui buscar conhecer melhor quem é Elias e fui redescobrindo os sinais e provações a que Elias foi submetido e vendo sua relação com nossa Baluarte - Santa Terezinha do Menino Jesus.
No dia 15/10/06 viajei à passeio (mais uma vez à um Santuário -Mãe Rainha/PE),na ocasião estava presente àquela que é tida como Co-Fundadora desta obra-Gerlani  e em um dado momento Deus a mostra um desejo: o de que o Fundador desta obra esteja mais perto Dele,sendo Ministro Extraordinário da Eucaristia,já no dia 21/10/06(Jornada Mundial do Rosário) estávamos na capela a rezar o Santo Rosário e em meio a tantas Ave-Marias Ela,a Virgem,veio me dar o discernimento de uma visualização que ocorrera logo no início que nos reuníamos para rezar (meados de 2004): “Uma mulher que chegava trazendo uma mala”,naquele tempo aquilo nos inquietou muito e achávamos ser uma mulher carnal que iria nos dar um sinal,mas no entanto,ainda não sabíamos o que estava por vir-Discernimento:A Mulher é a própria Virgem Maria que veio nos trazer a Consagração de Presente e,é claro,parte de nosso carisma,viver anunciando e testemunhando o amor de Deus pelas mãos da Virgem Maria buscando a perfeita imitação de Cristo,tendo como modelo de vida os Protomártires do Brasil,mas também veio nos trazer força,coragem e ânimo.

Escuta de Deus

Deus costuma se manifestar no silêncio,sente sentido,temos muitos momentos de oração pessoal,portanto,de escuta.Pela oração,conseguimos “ruminar” os sinais,as inspirações,etc.

O processo de amadurecimento e vivência de um carisma é algo de muito proveitoso,já que o tempo é responsável por exercitamos,principalmente,a paciência;saber sofrer as demoras de Deus é um Dom concedido a poucos!Neste processo de escuta,Deus feito Palavra vem sempre em nosso socorro e nos ensina,orienta,corrige e exorta nos momentos de maior necessidade e, conosco,não poderia ser diferente:

*Dia anterior à minha Consagração-10/09/05-Preparação para o exercício do Ministério de Fundação-Eclo. 45,4;
*Palavra que nos confirmou como obra de evangelização e nosso Carisma-25/12/05-Nascimento de Jesus Cristo-Is.61- “A Boa Nova”.
*Nova confirmação do Carisma-23/02/06 Salmo 130- “Abandono em Deus”.
*Alguns amigos mais próximos ministeriados em Cura e libertação;Intercessão e Pregação nos ajudaram a rezar e discernir neste início de caminho ,e, alguns dos sinais  que nos foi passado foram : *Palavras de Ciência (13/10/06) “Terás maiores provas durante seus momentos de Adoração”;*Em 20/10/06 na Capela da Fraternidade,Nossa Senhora vem me esclarecendo o que ainda poderia estar obscurecido-Fonte-Livro:Aos Sacerdotes,Filhos Prediletos de Nossa Senhora. Carta enviada em 17 de Maio de 1987-Santuário Nacional da Imaculada (1987-Ano Mariano)
“Cuidai do rebanho que vos foi confiado.Meu Coração de Mãe  quer salvar toda esta grande nação.Hoje, te acolho,no refúgio do meu Coração Imaculado,me aproximo de ti para ajudar-te a sarar,percorro tuas estradas em busca de todos os meus pobres filhos desgarrados,doentes,marginalizados,chagados,batidos,abandonados e traídos.Hoje,deste meu Santuário, a todos encorajo e vos abençôo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”*.

*À Título de curiosidade, notem que,a expressão pobreza tão pedida por Nossa Senhora insiste em nos acompanhar,bem como,Santuário,fazendo uma clara menção ao nosso segmento de carisma,evangelizar levando os nossos Protomártires através da perfeita imitação de Cristo por meio de Nossa Senhora,voltando-se ainda à pobreza,entendemos que é preciso nos desapegarmos a tudo que ainda nos prende para que possamos receber este grandioso presente,que irá requerer um completo desapego.Em suma,é esvaziar-nos para que Deus venha infundindo este novo e grandioso Carisma.

As provações

A oposição maligna;purificações (crises,rupturas,perseguições, “parece que vai acabar”...);críticas (internas,externas que devem ser ouvidas e ponderadas).
Às vezes trilhar um caminho pode ser fácil,outras vezes não e quando se começa de forma errônea,então...,nós da Magnificat, começamos como uma empresa que inicialmente realizava viagens e eventos católicos,mas em decorrência das atividades comunitárias precisamos nos voltar ao Carisma em sua essência.

Enfim,temos conseguido vivenciar o crescimento nas 3 dimensões na vida da comunidade:Oração (pessoal e comunitária);Fraternidade;Apostolado e alguns outros detalhes merecem importância,neste histórico:

Particularidades do Carisma:

*Efusão do Carisma no encontro de Cura e Libertação-
Ronaldo- Irmão que rezou pelo fundador;
* Início da vivência do Carisma -Aconteceu enquanto iniciamos nossas atividades como empresa;
*Viagens (Santuários-Grande parte dos sinais que nos confirmaram e encorajaram foram em Santuários) e Eventos de Formação (Nosso primeiro evento também foi em um Santuário-Retiro para os Ministros Extraordinários da Eucaristia no Santuário de Uruaçu);
*Mulher com a mala (visualização já comentada que se referia ao nosso Carisma,vivenciar a Consagração trazida de presente na “mala de Nossa Senhora” e evangelizar por meio da Virgem Maria imitando a Seu Dileto Filho ao nos doarmos completamente como fizeram os nossos Protomártires;
*Pobreza - sempre pedida nas passagens que confirmaram esta obra;Grandiosidade da obra e completo desapego,em favor da referida grandiosidade.


SANTOS BALUARTES


São Pio de Pietrelcina 
“Quanto a mim, Deus me livre de me gloriar a não ser da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo” (Gl 6, 14).
Tal como o apóstolo Paulo, São Pio de Pietrelcina colocou, no centro da sua vida e do seu apostolado, a Cruz do seu Senhor como sua força, sabedoria e glória. Abrasado de amor por Jesus Cristo, com Ele se configurou imolando-se pela salvação do mundo. Foi tão generoso e perfeito no seguimento e imitação de Cristo Crucificado, que poderia ter dito: “Estou crucificado com Cristo; já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 19). E os tesouros de graça que Deus lhe concedera com singular abundância, dispensou-os ele incessantemente com o seu ministério, servindo os homens e mulheres que a ele acorriam em número sempre maior e gerando uma multidão de filhos e filhas espirituais.
Abrasado pelo amor de Deus e do próximo, o Padre Pio viveu em plenitude a vocação de contribuir para a redenção do homem, segundo a missão especial que caracterizou toda a sua vida e que ele cumpriu através da direção espiritual dos fiéis, da reconciliação sacramental dos penitentes e da celebração da Eucaristia. O momento mais alto da sua atividade apostólica era aquele em que celebrava a Santa Missa. Os fiéis, que nela participavam, pressentiam o ponto mais alto e a plenitude da sua espiritualidade.
Para o Padre Pio, a fé era a vida: tudo desejava e tudo fazia à luz da fé. Empenhou-se assiduamente na oração. Passava o dia e grande parte da noite em colóquio com Deus. Dizia: “Nos livros, procuramos Deus; na oração, encontramo-Lo. A oração é a chave que abre o coração de Deus”. A fé levou-o a aceitar sempre a vontade misteriosa de Deus.
Viveu imerso nas realidades sobrenaturais. Não só era o homem da esperança e da confiança total em Deus, mas, com as palavras e o exemplo, infundia estas virtudes em todos aqueles que se aproximavam dele.O amor de Deus inundava-o, saciando todos os seus anseios; a caridade era o princípio inspirador do seu dia: amar a Deus e fazê-Lo amar. A sua particular preocupação: crescer e fazer crescer na caridade.
A máxima expressão da sua caridade para com o próximo, vemo-la no acolhimento prestado por ele, durante mais de 50 anos, às inúmeras pessoas que acorriam ao seu ministério e ao seu confessionário, ao seu conselho e ao seu conforto. Parecia um assédio: procuravam-no na igreja, na sacristia, no convento. E ele prestava-se a todos, fazendo renascer a fé, espalhando a graça, iluminando. Mas, sobretudo nos pobres, atribulados e doentes, ele via a imagem de Cristo e a eles se entregava de modo especial.
Exerceu de modo exemplar a virtude da prudência; agia e aconselhava à luz de Deus.
O seu interesse era a glória de Deus e o bem das almas. A todos tratou com justiça, com lealdade e grande respeito.
Nele refulgiu a virtude da fortaleza. Bem cedo compreendeu que o seu caminho haveria de ser o da Cruz, e logo o aceitou com coragem e por amor. Durante muitos anos, experimentou os sofrimentos da alma. Ao longo de vários anos suportou, com serenidade admirável, as dores das suas chagas. 
Quando o seu serviço sacerdotal esteve submetido a investigações, sofreu muito, mas aceitou tudo com profunda humildade e resignação. Frente a acusações injustificáveis e calúnias, permaneceu calado, sempre confiando no julgamento de Deus, dos seus superiores diretos e de sua própria consciência.
Recorreu habitualmente à mortificação para conseguir a virtude da temperança, conforme o estilo franciscano. Era temperante na mentalidade e no modo de viver.
Consciente dos compromissos assumidos com a vida consagrada, observou com generosidade os votos professados. Foi obediente em tudo às ordens dos seus Superiores, mesmo quando eram gravosas. A sua obediência era sobrenatural na intenção, universal na extensão e integral no cumprimento. Exercitou o espírito de pobreza, com total desapego de si próprio, dos bens terrenos, das comodidades e das honrarias. Sempre teve uma grande predileção pela virtude da castidade. O seu comportamento era, em todo o lado e para com todos, modesto.
Considerava-se sinceramente inútil, indigno dos dons de Deus, cheio de misérias e ao mesmo tempo de favores divinos. No meio de tanta admiração do mundo, ele repetia: “Quero ser apenas um pobre frade que reza”.
Já gozava de larga fama de santidade durante a sua vida, devido às suas virtudes, ao seu espírito de oração, de sacrifício e de dedicação total ao bem das almas.
Santa  Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face


O ardor missionário de Teresinha se manifesta no seu zelo em salvar almas, isto é, conduzir as pessoas a Deus, fazendo-as cientes do quão são amadas pelo Senhor Misericordioso. Sua missão é fazer Deus amado, adorado, por seu amor, por sua bondade. No Carmelo compreendeu que sua missão era "fazer amado o Rei do céu, submeter-lhe o reino dos corações..."
Teresinha amplia o conceito de missão, levando-nos a compreender que, pela oração, também podemos nos tornar missionários.



A oração é o sustento da ação missionária. A eficácia da evangelização depende da união com Deus. O trabalho de um apóstolo será mais eficaz se ele for um contemplativo. Um contemplativo será tanto mais autêntico quanto mais apostólica for sua intenção.
Neste sentido, Teresinha foi uma apóstola, uma autêntica missionária pois ajudou, pela oração e por sacrifícios, os missionários, participando de seus trabalhos através de seu coração solidário, sedento de conduzir as pessoas ao conhecimento do amor misericordioso de Deus.
Para a Padroeira das Missões, a oração é uma arma invencível que Jesus lhe deu para tocar as pessoas. Muito mais que as palavras, a oração sensibiliza, testemunha, conforta e transmite esperança. Nossa vida de oração poderá estimular a santificação das pessoas através da atenção aos sinais da presença de Deus nos acontecimentos. A Santa de Lisieux nos ensina por sua vida que a contemplação é o alicerce da missão. É necessário cultivar uma espiritualidade substanciosa, radicada no Evangelho, marcada pela necessidade de estarmos na presença de Deus numa atitude de adoração e escuta. Missão que não é sedimentada na oração não oferece resultados.
Santa Teresinha, padroeira das missões, intercede junto a Jesus por todos os missionários e missionárias, por aqueles que deixam suas famílias para anunciar o Evangelho em terras distantes. Para que possamos entender que todo cristão é chamado a ser missionário em sua própria família, em sua escola, em seu trabalho. Anunciar, evangelizar, espalhando a boa notícia de Jesus é tarefa de todos!  


A santa das rosas
Por que Santa Teresinha é conhecida mundialmente como "A Santa das Rosas"?
No dia 11 de março de 1873, não sabendo mais o que fazer para curar sua pequena Teorize de uma atroz gastrenterite, Zélia Martin resolveu ir a Cintile, um vilarejo próximo a Alençon, à procura de uma senhora chamada Rose Tabele para ser a ama-de-leite de sua caçula.
Assim, de 16 de março de 1873 a 2 de abril de 1874, Teresa viveu nesse lugar onde os habitantes tinham um belo costume: presentearem-se, por qualquer motivo, com flores. É provável que a precoce convivência com esses odores tenha acendido em nossa santa uma paixão que jamais a abandonará: as flores, especialmente as rosas.
Em carta à sua prima Maria Guérin, escrita no dia 18 de agosto de 1887, Teresinha vai afirmar seu amor pelas rosas: "Amo tanto uma bela rosa branca, quanto uma rosa vermelha".




Sentia-se feliz quando podia lançar pétalas de rosas para o alto quando passava o ostensório com o Santíssimo Sacramento. Madre Inês, sua irmã de sangue, relata que, no dia 14 de setembro de 1897, Teresinha ganhou uma rosa e a desfolhou sobre o crucifixo de forma muito carinhosa. Algumas pétalas caíram no chão da enfermaria. Muito seriamente, a santa teria afirmado: "Ajuntai bem estas pétalas, minhas irmãzinhas, elas vos servirão a dar alegrias, mais tarde... Não percam nenhuma..."
Seu prazer era atirar flores no grande crucifixo do pátio do Carmelo. Gostava de cobrir o seu crucifixo de rosas de forma muito cuidadosa, afastando as pétalas murchas. No entanto, não lançava flores em ninguém. Madre Inês conta que certa vez colocou-lhe rosas nas mãos, pedindo-lhe que as atirasse em alguém, como sinal de afeto. A santa recusou-se a fazê-lo. Ela só desfolhava e lançava rosas para seu amado Jesus.
Santa Teresinha aproveita a imagem da rosa para explicar um elemento importante de sua "Pequena Via": "Compreendi que o brilho da rosa... não tira o perfume da pequena violeta... Compreendi que, se todas as florzinhas quisessem ser rosas, a natureza perderia seu enfeite primaveril..." Por isso, ela conclui, Deus criou “os grandes santos que podem ser comparados.... às rosas". No jardim da vida há lugar para as humildes flores, as frágeis violetas, que não possuem o vigor e o perfume das rosas, mas mesmo assim enfeitam o mundo. As rosas são os gigantes da fé. As violetas são as almas pequenas que trilham o pequeno caminho.
Quem tanto amava as rosas, vai prometer, quase ao fim da vida, que fará chover rosas sobre o mundo. Com esta promessa estava se prontificando a interceder pela humanidade junto a Deus. Haveria de conseguir muitas graças e bênçãos junto ao Pai. Após sua morte os milagres irão se multiplicar. Ela prometeu continuar sua missão no céu, trabalhando para o bem das almas e não frustrou os que confiam em sua oração. Ainda hoje são muitos os relatos de curas, milagres e conversões realizados por intermédio da humilde carmelita.


Doutora da Igreja
Eu sou pequena demais para subir a rude escada da perfeição, afirma Santa Teresinha. Ainda assim, queria ser uma grande santa, porque para ela, nos caminhos de Jesus Cristo não há meios-termos. Ela admirava os santos que cometerem loucuras em seu amor a Deus e media sensatamente a distância que a separava deles.
A fraqueza se fez força em Teresinha. Essa lúcida mulher que um dia desistiu da rude escada da perfeição foi proclamada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II, em Roma, no dia 19 de outubro de 1997. Nesse dia, o Papa disse, no momento da homilia:



Entre os 'Doutores da Igreja', Teresa do Menino Jesus e da Santa Face é a mais jovem, mas o seu ardente itinerário espiritual demonstra muita maturidade, e as intuições da fé expressas em seus escritos são tão vastas e profundas que a tornam digna de ser posta entre os grandes mestres espirituais. E na Carta Apostólica Divinis Amoris Scientia, ainda afirma o Papa: Teresa oferece uma síntese amadurecida da espiritualidade cristã. Ela une a teologia e a vida espiritual, exprime-se com vigor e autoridade, com grande capacidade de persuasão e de comunicação, como demonstram o acolhimento e a difusão da sua mensagem no Povo de Deus.
Sua sabedoria e inteligência colocados a serviço do anúncio da Palavra vêm transformando os corações, conduzindo gerações e gerações de pessoas no mundo inteiro à experiência do amor misericordioso de Deus, de forma simples, descomplicada. Meninos e meninas, pobres e desprezados, todos os que têm um coração de criança são homenageados nesse título que tanto demorou para ser conferido. Os pequenos se tornam Doutores.
Passados cem anos, a Doutora Teresinha tem uma Palavra forte e esclarecedora a nos dizer. Palavra profética de mulher missionária que nos faz retornar ao Evangelho. Acabaram os argumentos daqueles que tentavam escapar aos desafios da vida cristã e dos caminhos da santidade.
O Evangelho pode ser vivido por pequenos pássaros como nós. Teresinha, com seu ensinamento, nos mostra como isso pode acontecer. A menina, agora teóloga laureada, prova-nos que o Evangelho está vivo e pode pulsar em nós, em nossa vida. Ele existe também para nós, cristãos frágeis e atônitos ante a realidade que nos aflige.
A Doutora nos faz descobrir que o Evangelho não é um compêndio de frases edificantes escritas para nos comover ou atemorizar. O Evangelho é uma pessoa concreta: Jesus de Nazaré! Uma vez apaixonados por Ele e atentos à lição de Teresinha, saberemos encontrar o melhor modo de segui-lo.
Sua mensagem pode ser resumida em quatro pontos:
  1. sigamos o caminho da simplicidade;
  2. entreguemo-nos com todo nosso ser ao amor;
  3. em tudo busquemos fazer cumprir a vontade de Deus;
  4. e que o zelo pela salvação das pessoas devore nossos corações.






São Luís Maria Grignion de Montfort
Dentre os santos que praticaram a santa escravidão (consagração à Jesus por Maria Santíssima),aparece em primeiro lugar o santo que organizou o método mais eficaz sobre esta consagração: São Luís Maria Grignion de Montfort.
Veremos nestes escritos como o apóstolo da Virgem Maria (São Luís) se deixou levar pelos encantos dessa doce Senhora;a sobrenaturalidade de sua vida e a riqueza de seus ensinamentos e teologia.
Luís Grignion nasceu em Montfort (França) no dia 31 de Janeiro de 1673. De família muito religiosa, Luís  desde a infância, sempre se deixou fascinar pela Virgem Maria,não parava de pensar em Nossa Senhora e em seu amor por Ela.
Ele foi batizado no mês seguinte ao seu nascimento e acrescentou-se “Maria” ao seu nome.Herdou de seu pai o temperamento colérico e agressivo,mas a Santíssima Virgem o conduziu pelos caminhos da santidade.Conta-se que ao invés de reunir-se com seus amigos para brincar,ele preferia retirar-se para conversar com sua Amada (Nossa Senhora) e à Ela ofertar várias rosas com seu Rosário,ali Luís ficava sem mexer-se por várias horas diante de uma imagem da Mãe de Deus.Ele chamava-A por “Mãezinha querida ou Boa Mãezinha” e algo que sempre foi muito característico em seu relacionamento com a Santíssima Virgem é o fato dessa relação ser muito comunicativa já que ele experimentava grande alegria em falar e em ouvir falar de sua “Mãezinha celeste”.
Era muito inteligente e isso foi motivo de uma mistura de admiração e inveja por parte dos que o rodeavam.
Passou-se o tempo e certo dia Luís ao entrar em uma Igreja Carmelita perguntou ao Senhor qual seria o destino de sua vida,ao que Deus respondeu: “Serás sacerdote!” e Luís contou com a providência divina para realizar a vontade de Deus:conheceu uma piedosa senhora que custeou sua entrada no seminário,mas tão logo recebeu o enxoval para o ingresso no seminário Luís encontra em seu caminho alguns mendigos e não pensa duas vezes:dá tudo aos pobres,então volta ao encontro desta senhora desprovido de tudo e ela resolve mandá-lo para uma congregação mais modesta,o seminário dos pobres.
A França foi tomada por grande miséria e São Luís passou (espontaneamente) a mendigar e velar os mortos o que naquele tempo era uma atividade que trazia alguma renda já que ninguém queria se dispor a fazê-lo,assim conseguiu custear o restante dos estudos já que, até a senhora que o ajudava passava por grandes dificuldades financeiras. Foi ordenado sacerdote em 1700(seu lema sacerdotal era: “Ser escravo da Virgem Maria”),aos 27 anos de idade sempre com um espírito missionário ardentíssimo ,assim, São Luís lutava o quanto podia para afastar as pessoas daquilo que não as levava para Deus chegando a mendigar para comprar a toda a produção de material pornográfico para em seguida fazer uma grande pregação contra estas práticas e após, queimar todo o material em praça pública.
Mesmo com toda a ousadia que lhe era peculiar São Luís não deixava de buscar seus momentos mais interiores para somente estar com a Virgem Maria que ele sabia ser Ela o melhor caminho para se chegar a Nosso Senhor Jesus Cristo,assim,suas práticas de jejuns,mortificações e sacrifícios eram intensas e a caridade era colocada em prática por ele,já que,tão logo recebesse alguma coisa já passava para os pobres. Foi transferido para uma outra casa da comunidade onde seu superior (por perseguição ou providência!) o designa para catalogar e limpar todos os livros da biblioteca da casa,atividade esta que resultou num gosto maior ainda pela leitura mariana; São Luís tinha aí a oportunidade de ler tudo o que já fora escrito sobre Nossa Senhora e pôde após compilar tudo o que leu escrever o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem” e o demônio fez de tudo para que esta devoção não fosse propagada,o próprio Tratado foi alvo de seu ódio, São Luís previa que o demônio armaria muitas ciladas contra o livro e realmente,o Tratado da Verdadeira Devoção ficou escondido por mais de 100 anos em um armário de sua congregação até ser descoberto muito tempo após seu falecimento.
Sua radicalidade e fidelidade ao Evangelho incitou contra ele muitas perseguições chegando a ser freqüentemente expulso de paróquias e dioceses,sendo hoje em dia,considerado um dos santos mais perseguidos e humilhados que houve na história da nossa Igreja.Depois de muitas perseguições por parte dos hereges Luís vai à Roma,à pé, pedir ao Papa Clemente XI para realizar missões em outros países,já que seu apostolado na França parecia impossível de continuar,ao que o Papa lhe ordena que permaneça na França onde seu zelo e ardor seriam muito necessários,concedendo-lhe o título de missionário apostólico e assim São Luís o fez!
Suas pregações eram cheias de amor a Jesus Encarnado e a Santíssima Virgem e seus escritos eram repletos de profecias e visões sobre o fim dos tempos,hoje,muitos conhecem os que seguem a doutrina deixada por São Luís como os apóstolos dos últimos tempos,expressão utilizada pelo próprio São Luís.
São Luís fundou a Companhia de Maria, congregação de sacerdotes missionários; as Filhas da Sabedoria, freiras dedicadas à assistência aos doentes nos hospitais e à instrução de meninas pobres; e os Irmãos de São Gabriel, congregação de irmãos leigos voltados para o ensino; pregou 200 missões e retiros, sempre exaltando a devoção a Nossa Senhora como sendo o caminho mais rápido e seguro de ir a Jesus. É chamado à glória do céu (aos 43 anos de idade) em 28 de Abril de 1716,em plena missão popular na cidade de São Lourenço,onde dez mil pessoas veneraram seu corpo. A sagrada Congregação para as Causas dos Santos, do Vaticano, fez uma reunião plenária no ano de 1981, para discutir dos critérios na escolha e proclamação de novos “Doutores da Igreja”. // A partir deste momento, de todas as partes da terra, chegaram cartas ao Santo Padre, para proclamar Montfort Doutor da Igreja. // Este momento atingiu seu apogeu no IX Congresso Mariano Internacional em Malta, em 1983. No encerramento foi mandado para o Papa um pedido para proclamar Montfort Doutor da Igreja. O pedido traz a assinatura de 120 delegados, representando 24 países: // Lemos nesta carta: “Nós, assinantes, que somos na maioria teólogos e membros de estudos marianos de vários países, queremos unir nossa voz aos muitos pedidos que já foram feitos por Cardeais, Bispos, Superiores Gerais de Congregações Religiosas, Conferências Episcopais e diferentes grupos que desejam que Luís de Montfort seja proclamado, se a Igreja o julgar oportuno, Doutor da Igreja”.